Nomes de Domínio

Já existem mais de 144 milhões de nomes de domínio “.com” registrados no mundo, apenas no Brasil, temos registrados mais de 4 milhões de nomes de domínio “.br”, logo, saber como registrar seu domínio é essencial. Desta forma, caso esteja interessado na correta proteção de seus direitos, um de nossos profissionais habilitados poderá aconselhá-lo.

Para mais informações, navegue pelo nosso site ou entre em contato conosco.

O que é nome de domínio?

O nome de domínio, certas vezes conhecido apenas como “domínio”, é o nome associado a um endereço IP físico (uma série de números) na Internet. É o nome característico que aparece depois do símbolo @ nos endereços de e-mail e depois do www. nos endereços da web, a forma que o navegador precisa para ser devidamente direcionado a um site.

 

Dessa forma, o nome de domínio funciona como um atalho para o servidor que hospeda seu site. Não fosse assim, todos que quisessem acessar a sua página na internet teriam que digitar o endereço completo do seu IP, que não é fácil de ser memorizado ou citado em materiais publicitários.

 

Os registros de nomes de domínio são supervisionados por uma organização sem fins lucrativos, chamada ICANN (em português, "Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números"). No caso de registros “.com.br”, o responsável pela supervisão é o RegistroBR. Ambos especificam quais extensões de nome de domínio ainda estão disponíveis e mantêm um banco de dados centralizado.

 

Quanto custa um domínio?

É possível criar um domínio grátis, mas, caso esteja buscando algo diferenciado, os custos podem ser de, inicialmente, R$ 40,00 (quarenta reais) por ano. Desta forma, o valor depende da sua estratégia e capacidade de investimento.

 

Nome de domínio se confunde com marca?

Não. A distinção entre nome de domínio e marca é das mais básicas em propriedade intelectual, ambos institutos não se confundem, ou seja, o fato de utilizar nome de domínio não garante a ninguém direito de precedência em registro de marca.

 

É através da marca que o cliente terá o primeiro contato com sua empresa, identificando seu produto ou seu serviço. Assim, enquanto a marca protege a identidade da sua empresa, produtos ou serviços, em todos os âmbitos, e ainda é regida pela Lei de Propriedade Industrial, o domínio é a identificação da sua empresa na Internet.

 

Para mais informações sobre marcas, acesse nosso guia.

 

Há diferença entre nome de domínio e hospedagem?

Sim. Essa confusão não é difícil de ocorrer, afinal, são duas coisas fundamentais para a existência de qualquer página na internet. A hospedagem em nada se confunde com o domínio que, conforme já informado, é a “tradução” do IP do servidor em que a página se encontra hospedada para um endereço “mais simples”.

Já o servidor de hospedagem é o “espaço virtual” onde os conteúdos de multimídia, scripts, arquivos CSS e o código HTML de uma página web são armazenados. Os serviços de hospedagem podem ser fornecidos gratuita ou onerosamente, sendo que estes se diferenciam pelas características de controle e recursos oferecidos.

Ambos são essenciais para se criar e publicar uma página web, logo, juntos permitem o acesso a diversos conteúdos na Internet. Mas ressalte-se, por serem duas partes básicas e fundamentais de qualquer página, você deverá ter cuidado no momento de escolher os serviços utilizados para o registro do domínio e o armazenamento da sua página web.

 

Existem diferentes tipos de domínios?

A lista dos tipos de domínio é mantida pela organização chamada Internet Assigned Numbers Authority (IANA ou, em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet) e apresenta as seguintes informações:

  • TLD

Top-level domain, em português: domínio de nível superior, possui um nome autoexplicativo, é o tipo que está no nível superior do sistema de nomes de domínio da Internet. Existem mais de mil TLDs, dentre eles .com, .br e .net.

  • ccTLD

Neste tipo são usadas apenas duas letras e são baseados em códigos de países internacionais, como .br para Brasil, .ca para Canadá e .us para Estados Unidos da América. A sua utilização depende da estratégia da empresa, uma vez que é uma boa maneira de sinalizar a atuação em região específica.

  • gTLD

Este tipo é essencialmente um TLD que não depende de um código de país e é destinado a um fim específico, como .gov (governo) e .org (organizações sem fins lucrativos). Não é necessário atender a um critério peculiar para registrá-lo.

 

E como devo escolher o meu domínio?

A simplicidade sempre é a melhor chave para o sucesso, assim, escolher um domínio simples, curto e de fácil memorização é o essencial para facilitar a memorização pelos usuários.

 

Desta forma, separamos 04 (quatro) dicas principais:

  1. Estude o mercado no qual deseja atuar, veja as principais palavras e termos procurados pelos usuários;

  2. Tenha um nome de domínio “chiclete” e fácil de lembrar, nomes extensos ou difíceis de se pronunciar não são indicados;

  3. Verifique se o nome de domínio escolhido não irá violar marcas registradas por terceiros, uma busca é sempre essencial e evita problemas legais;

  4. Pense na longevidade do seu domínio, afinal, você está realizando um investimento de longo prazo.

 

Como registrar o meu domínio “.br”?

O primeiro passo é acessar o Registro.br e verificar a disponibilidade do endereço que você deseja. Tendo assim o feito, é hora de fazer seu cadastro pessoal e para isso basta clicar em “Criar conta” e inserir dados como nome, e-mail, telefone e endereço.

Após seu cadastro pessoal, você estará apto para fazer o registro do domínio em si, sendo necessário informar o DNS do servidor no qual seu site está hospedado. Faça o pagamento do serviço e, nesse momento, você também poderá contratar um redirecionador de e-mail.

 

Por fim, confirmado o pagamento, o Registro.br redirecionará o endereço do seu site para o domínio registrado.

 

Como registrar o meu domínio em outras extensões?

Na hipótese de você não desejar registrar seu domínio com o final “.br”, ou seja, no Registro.br, o caminho menos trabalhoso é fazer tudo através do serviço de hospedagem.

Existem muitas empresas com boa reputação no mercado, como HostGator, GoDaddy, UOL Host, Kinghost, entre outras. Lembrando que diversas são as alternativas, assim como os preços.

 

O registro já garante a proteção do meu domínio? Há algo mais que eu possa fazer?

Sim, o registro é suficiente para proteger seu nome de domínio e todos os direitos a ele atrelados, como sua empresa, sua marca, sua clientela. Contudo, há uma forma de reforçar essa proteção através dos domínios suplementares, que são aqueles que se confundem com o seu.

Ou seja, todos os usuários estão sujeitos a confundir dois websites ou até mesmo cair no site errado por uma falha de digitação. Não sendo incomum a presença de pessoas de má-fé que se aproveitam desta pequena falha para usufruírem do renome da sua empresa.

 

Assim, é aconselhável que você faça uma busca com os principais erros de digitação que podem ocorrer na busca pelo seu domínio e realize o registro ou compra dos domínios suplementares. Outra dica interessante é incluir o mesmo nome de domínio, porém com outras extensões (.com, .org, .net etc.).

 

Eu posso transferir o meu domínio de um provedor para outro?

Sim, contudo, é necessário o cumprimento de algumas exigências: I) 60 dias ou mais devem ter passado desde o registro ou última transferência; II) o domínio não deve estar no status “Redenção” ou “Exclusão pendente”; III) você deve ter o código de autorização do seu domínio (também conhecido como código EPP); e IV) os detalhes de propriedade do domínio devem ser válidos e os serviços de proteção de privacidade devem ser desativados.

 

Posso vender meu nome de domínio?

Sim. Um domínio registrado é um bem e pode ser vendido da mesma forma que qualquer outra parte de propriedade. Se está interessado em quaisquer transações comerciais que envolvam seu nome de domínio, sugerimos que entre em contato com um profissional capacitado, a fim de buscar conselho adicional.

 

Ainda tenho dúvidas...

Essas informações são fornecidas para fins de guia apenas. Se você tiver alguma dúvida pendente ou desejar obter mais informações sobre qualquer um dos tópicos discutidos, não hesite em contatar um profissional da Msantos Propriedade Intelectual.