Joana 6_.jpg
Joana (6).jpg

Joana Faber-Barata

Sócia, Bióloga, Agente da Propriedade Industrial

Bacharel em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Joana também é Mestra e Doutora pelo Instituto de Bioquímica Médica da mesma universidade. Realizou estágio de doutoramento no Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, EUA; e pós-doutoramentos no Weill Cornell Medical College, Nova York, EUA, e na Faculdade de Farmácia da UFRJ, onde desenvolveu projetos na área de imunologia e biologia estrutural.  

 

Joana é ainda autora e coautora de artigos científicos publicados em revistas indexadas e revisadas por pares, nas áreas de bioquímica e biologia estrutural, além de ter trabalhos sobre as estruturas de proteínas resolvidas em alta resolução depositadas em bancos de dados especializados.  

 

Joana trabalha com propriedade intelectual desde 2012, foi sócia de renomados escritórios brasileiros especializados na área da propriedade intelectual. Sua atuação profissional é focada na elaboração de pedidos de patente, no processamento administrativo de patentes, pareceres de patenteabilidade, particularmente nas áreas de química, biotecnologia, biologia molecular, materiais médicos, diagnósticos e produtos farmacêuticos. Joana também atua em consultoria relativa ao acesso a recursos genéticos junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). 

 

É sócia do escritório Msantos Propriedade Intelectual desde março de 2020, e atua como técnica especialista em patentes relacionadas às ciências da vida. É mãe de 3 filhos, gosta de ler obras de ficção e viajar com a família para conhecer novos lugares.